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Esculturas

MARCELO CONCEIÇAO - Marcelo Conceição Teixeira ( 24 de maio de 1966, Niterói/RJ), " THE EARLY DAYS/HOMENAGEM AOS INDIOS " .Assinado com as iniciais "MC ". Escultura executada através da reutilização de materiais descartados diversos. Med.39,5cm de alturax 21cm de comprimento X 14cm de largura. Pequenas faltas oriundas dos materiais utilizados. Obra da fase ainda na rua.assinada nas laterais . Acervo Particular. Nota Biográfica: Marcelo Conceição: o arquiteto dos fragmentos. As criações de Marcelo Conceição me chegaram aos olhos embebendo todos os meus sentidos. Feitas do nada, das sobras jogadas fora, catadas nas sarjetas da cidade por esse que se diz um garimpeiro urbano, suas peças são constituídas daquelas insignificâncias da vida de que fala o poeta Manoel de Barros. Nas mãos do artista alquimista, matérias inertes, desprezadas, tomam forma e dão vida a outras vidas. Pedaços de madeira, rolhas, botões, chaves, chapinhas... objetos díspares, insólitos, inusitados, em suas mãos se transformam. As varetas que se cruzam em aparente desordem constroem totalidades equilibradas, ordenamentos fundados em formas reconhecíveis da realidade observável, como faz a arte tradicional acadêmica, mas igualmente através dos elementos puros da arte visual, como as linhas, as cores (poucas, é verdade!), as formas geométricas - o círculo, o quadrado, o triângulo -, os pontos. O jogo de volumes e vazados resulta numa leveza de quase grafismo, desenhos de linhas tridimensionais em geral dispostos a partir de um eixo imaginário vertical. Geométricas, arquiteturais, até mesmo abissais, são construções também engenhosas. São obras de equilíbrio perfeito, a um só tempo frágeis e vigorosas. Abstrações que transcendem a urgência da explicação e nos conduzem ao plano do apenas ser. Só são. Nelas, nada falta, nada excede. Tudo se completa. Foram feitas para ver. E sonhar. Amados sonhos que Marcelo Conceição nos permite contemplar! Também nos levam a ver, viver e sonhar. Mais que isso, nos instiga e emociona. Marcelo tinha muito para dar errado mas acertou como poucos na vida. Nascido pobre em1966, na comunidade do Caramujo, em Niterói, Marcelo da Conceição Teixeira era, no entanto, rico de irmãos. Ao todo, foram 12 filhos que a mãe, dona Idalina, a duras penas, criou graças ao ofício de empregada doméstica. Cedo, Marcelo deixou a escola e enfrentou o mundo do trabalho como condição para subsistir. Foi carregador nas feiras da cidade, vendedor ambulante e catador de papel e do que mais encontrasse pelas ruas e que pudesse ser convertido em dinheiro. Recolhia nas caçambas e nas calçadas o descarte daquilo que ninguém mais queria. Coisas inúteis que revendia em espaços como a feira da Praça XV e o Shopping Chão, em São Cristóvão. Marcelo se fez por si. Para isso, a arte tem sido fundamental. Foi nas ruas que o artista então se fez. Território onde muitos apenas sobrevivem e mesmo se acabam, foi ali que ele viveu a última década. Nelas se encontrou e encontrou o mundo das artes que finalmente o vem consagrando em circuitos que até muito recentemente desconhecia: as galerias, os museus, as coleções privadas. O sinal, ou chamamento, como afirma, veio de um caixote abandonado numa esquina de Copacabana. Difícil não pensar no campo simbólico desse território, a esquina e suas entidades, os búzios, as insígnias e os assentamentos das religiões de matriz africana ,presentes em suas peças e que atestam a forte presença da cultura negra que parece impregnar toda a obra. Na bricolagem da vida, Marcelo soube reunir fragmentos e se fazer inteiro. Ao fazê-lo, deu sentido a seu viver. Marcelo da Conceição merece atenção maior. É constituinte de uma arte feita de camadas superpostas e profundas que demandam tempo e dedicação para, uma a uma, serem decodificadas e reveladas. O artista chegou para marcar presença na história da arte. Salve Marcelo Conceição. Axé. (texto de Ricardo Gomes Lima, doutor em Antropologia Cultural). Artista, Marcelo Conceição, ativo nas ruas do Estado do Rio de Janeiro/RJ até outubro de 2022, aborda com muita gentileza e contemporaneidade a criação de suas esculturas, através de temáticas extremamente fortes , muitas vezes críticas, outras do reino das ideias do inconsciente, de forma extremamente delicada. Atualmente está ativo no seu Ateliê - Projeto Marcelo Conceição, Niterói/RJ. Exposições: O Artista teve a primeira exposição individual dedicada à sua obra em São Paulo/SP. "PLANETAS", Curadoria: Renan Quevedo. A primeira exposição coletiva no Museu Janete Costa em Niterói/ RJ - 'TRANSVENDO O MUNDO", Curadoria : Jorge Mendes. https://www.culturaniteroi.com.br/blog/janete/5357;https://www.culturaniteroi.com.br/janet; "FRAGMENTOS URBANOS", na Galeria Pé de Boi, curadoria de Ana Maria Chindler, proprietária da galeria :https://pedeboi.com.br/ . " A QUARTA GERAÇÃO CONSTRUTIVA NO RIO DE JANEIRO", atualmente na FGV na exposição inaugural do espaço FGV Arte voltado para a Arte e Cultura, sob a orientação de Paulo Herkenhoff . A FGV Arte abriu as portas neste 11 de setembro de 2023, com uma exposição e o lançamento de um livro sobre as gerações construtivas na arte do século XXI. Esta exposição inaugural A Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro pelo curador Paulo Herkenhoff e ficará em cartaz, de forma gratuita, até janeiro de 2024. A abertura foi marcada pelo lançamento do livro Rio XXI Vertentes Construtivas, também sob responsabilidade de Herkenhoff; A partir de 18 de novembro de 2023, em exposição no Museu do Pontal no Rio de Janeiro/ RJ - " DESLOCAMENTOS E TRAVESSIAS", Curadoria : Jorge Mendes. https://museudopontal.org.br/programacao-

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Tipo: Esculturas

MARCELO CONCEIÇAO - Marcelo Conceição Teixeira ( 24 de maio de 1966, Niterói/RJ), " THE EARLY DAYS/HOMENAGEM AOS INDIOS " .Assinado com as iniciais "MC ". Escultura executada através da reutilização de materiais descartados diversos. Med.39,5cm de alturax 21cm de comprimento X 14cm de largura. Pequenas faltas oriundas dos materiais utilizados. Obra da fase ainda na rua.assinada nas laterais . Acervo Particular. Nota Biográfica: Marcelo Conceição: o arquiteto dos fragmentos. As criações de Marcelo Conceição me chegaram aos olhos embebendo todos os meus sentidos. Feitas do nada, das sobras jogadas fora, catadas nas sarjetas da cidade por esse que se diz um garimpeiro urbano, suas peças são constituídas daquelas insignificâncias da vida de que fala o poeta Manoel de Barros. Nas mãos do artista alquimista, matérias inertes, desprezadas, tomam forma e dão vida a outras vidas. Pedaços de madeira, rolhas, botões, chaves, chapinhas... objetos díspares, insólitos, inusitados, em suas mãos se transformam. As varetas que se cruzam em aparente desordem constroem totalidades equilibradas, ordenamentos fundados em formas reconhecíveis da realidade observável, como faz a arte tradicional acadêmica, mas igualmente através dos elementos puros da arte visual, como as linhas, as cores (poucas, é verdade!), as formas geométricas - o círculo, o quadrado, o triângulo -, os pontos. O jogo de volumes e vazados resulta numa leveza de quase grafismo, desenhos de linhas tridimensionais em geral dispostos a partir de um eixo imaginário vertical. Geométricas, arquiteturais, até mesmo abissais, são construções também engenhosas. São obras de equilíbrio perfeito, a um só tempo frágeis e vigorosas. Abstrações que transcendem a urgência da explicação e nos conduzem ao plano do apenas ser. Só são. Nelas, nada falta, nada excede. Tudo se completa. Foram feitas para ver. E sonhar. Amados sonhos que Marcelo Conceição nos permite contemplar! Também nos levam a ver, viver e sonhar. Mais que isso, nos instiga e emociona. Marcelo tinha muito para dar errado mas acertou como poucos na vida. Nascido pobre em1966, na comunidade do Caramujo, em Niterói, Marcelo da Conceição Teixeira era, no entanto, rico de irmãos. Ao todo, foram 12 filhos que a mãe, dona Idalina, a duras penas, criou graças ao ofício de empregada doméstica. Cedo, Marcelo deixou a escola e enfrentou o mundo do trabalho como condição para subsistir. Foi carregador nas feiras da cidade, vendedor ambulante e catador de papel e do que mais encontrasse pelas ruas e que pudesse ser convertido em dinheiro. Recolhia nas caçambas e nas calçadas o descarte daquilo que ninguém mais queria. Coisas inúteis que revendia em espaços como a feira da Praça XV e o Shopping Chão, em São Cristóvão. Marcelo se fez por si. Para isso, a arte tem sido fundamental. Foi nas ruas que o artista então se fez. Território onde muitos apenas sobrevivem e mesmo se acabam, foi ali que ele viveu a última década. Nelas se encontrou e encontrou o mundo das artes que finalmente o vem consagrando em circuitos que até muito recentemente desconhecia: as galerias, os museus, as coleções privadas. O sinal, ou chamamento, como afirma, veio de um caixote abandonado numa esquina de Copacabana. Difícil não pensar no campo simbólico desse território, a esquina e suas entidades, os búzios, as insígnias e os assentamentos das religiões de matriz africana ,presentes em suas peças e que atestam a forte presença da cultura negra que parece impregnar toda a obra. Na bricolagem da vida, Marcelo soube reunir fragmentos e se fazer inteiro. Ao fazê-lo, deu sentido a seu viver. Marcelo da Conceição merece atenção maior. É constituinte de uma arte feita de camadas superpostas e profundas que demandam tempo e dedicação para, uma a uma, serem decodificadas e reveladas. O artista chegou para marcar presença na história da arte. Salve Marcelo Conceição. Axé. (texto de Ricardo Gomes Lima, doutor em Antropologia Cultural). Artista, Marcelo Conceição, ativo nas ruas do Estado do Rio de Janeiro/RJ até outubro de 2022, aborda com muita gentileza e contemporaneidade a criação de suas esculturas, através de temáticas extremamente fortes , muitas vezes críticas, outras do reino das ideias do inconsciente, de forma extremamente delicada. Atualmente está ativo no seu Ateliê - Projeto Marcelo Conceição, Niterói/RJ. Exposições: O Artista teve a primeira exposição individual dedicada à sua obra em São Paulo/SP. "PLANETAS", Curadoria: Renan Quevedo. A primeira exposição coletiva no Museu Janete Costa em Niterói/ RJ - 'TRANSVENDO O MUNDO", Curadoria : Jorge Mendes. https://www.culturaniteroi.com.br/blog/janete/5357;https://www.culturaniteroi.com.br/janet; "FRAGMENTOS URBANOS", na Galeria Pé de Boi, curadoria de Ana Maria Chindler, proprietária da galeria :https://pedeboi.com.br/ . " A QUARTA GERAÇÃO CONSTRUTIVA NO RIO DE JANEIRO", atualmente na FGV na exposição inaugural do espaço FGV Arte voltado para a Arte e Cultura, sob a orientação de Paulo Herkenhoff . A FGV Arte abriu as portas neste 11 de setembro de 2023, com uma exposição e o lançamento de um livro sobre as gerações construtivas na arte do século XXI. Esta exposição inaugural A Quarta Geração Construtiva no Rio de Janeiro pelo curador Paulo Herkenhoff e ficará em cartaz, de forma gratuita, até janeiro de 2024. A abertura foi marcada pelo lançamento do livro Rio XXI Vertentes Construtivas, também sob responsabilidade de Herkenhoff; A partir de 18 de novembro de 2023, em exposição no Museu do Pontal no Rio de Janeiro/ RJ - " DESLOCAMENTOS E TRAVESSIAS", Curadoria : Jorge Mendes. https://museudopontal.org.br/programacao-

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Termos e Condições
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  • TERMOS E CONDIÇÕES

    O LEILOEIRO é nomeado pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro em obediência ao decreto Lei Federal nº 21981 de 1932 e a nova redação Lei nº13.138 de 26 de Junho de 2015 e obedece as normas da JUCERJA , Instrução Normativa DREI 17/2013 artigos 24 a 53, e as normas do CPC e da CGJ-RJ. O arrematante também sujeito as normas do Leiloeiro não se caracteriza CONSUMIDOR. As obras que compõem o presente LEILÃO, em exposição à Rua Paula Brito 394 Andarai , Rio de Janeiro, foram espertizadas pelos ORGANIZADORES do LEILÃO que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições, NÃO CABENDO AO LEILOEIRO essa responsabilidade. 2º Em caso eventual de engano na espertizagem de obras, comprovado por peritos idôneos, e mediante laudo assinado, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não serão mais admitidas quaisquer reclamações, considerando-se definitiva a venda, e o Leilão poderá pagar o comitente. 3º As obras estrangeiras serão sempre vendidas como Atribuídas. 4º O Leiloeiro não é proprietário dos lotes, efetuando a venda em nome de terceiros (comitentes), que são responsáveis pela licitude e desembaraço dos mesmos. 5º Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As obras serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. Descrição quanto ao estado ou vícios decorrentes do uso serão efetuadas dentro do possível, mas sem obrigação de exatidão, pelo que se solicita aos interessados ou seus peritos prévio e detalhado exame até o dia do pregão. Depois da venda realizada não serão aceitas reclamações quanto ao estado das peças nem se admitirá alegação para descumprir o compromisso firmado. 6º O Leiloeiro percebendo erro na redação descritiva do lote, ou foto em desacordo com a peça, poderá cancelar o lote. 7º Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catalogo. 8º Ofertas por escrito podem ser feitas antes dos leilões, ou mediante autorização para lançar em seu nome; o que será feito por funcionário autorizado. Os lances e arremates pela Internet ou telefone, tem o mesmo valor legal que os feitos de forma presencial. Para os valores empatados prevalecerá quem lançar primeiro, ocorrendo também nos lances prévios, que chegaram primeiro. 9º O Leiloeiro colocará a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone, sem que isto o obrigue legalmente perante falhas de terceiros. 10º O Leiloeiro se reserva o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes. Na Internet se desabilitara a lançar quem estiver nesta situação. 11º Adquiridas as obras e assinado pelo arrematante o compromisso de compra, NÃO MAIS SERÃO ADMITIDAS DESISTÊNCIAS sob qualquer alegação. 12º O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances tem previa programação para facilitar o lance na Internet on-line; nunca inferior a 5% do anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença do Leiloeiro; o que não cria novação. 13º Em caso de litígio no leilão prevalece a palavra do Leiloeiro. 14º As obras adquiridas deverão ser pagas e retiradas IMPRETERIVELMENTE em até 48 horas após o término do leilão, e serão acrescidas da comissão do Leiloeiro, (5%) . Não sendo obedecido o prazo previsto, o Leiloeiro poderá dar por desfeita a venda e, por via de EXECUÇÃO JUDICIAL, cobrar sua comissão e a dos organizadores 15º A entrega das mercadorias arrematadas será no local da Exposição, mediante pagamento. Para os arrematantes que não puderem recolher os lotes no local, colocamos por CORTESIA o serviço de embalagem e despacho por Empresa que o arrematante indicar, com prévio depósito do valor arrematado somado ao custo do despacho. Quando enviado pelos Correios será com seguro contra extravio com limite de valor do Correio. Desde já avisamos que toda remessa é de total responsabilidade do arrematante; estando o Leiloeiro e a administração do Leilão, desobrigados porta- afora do recinto do Leilão. 16º O descumprimento destas condições pelo arrematante que não poderá alegar desconhecimento, resultará na impossibilidade do mesmo alegar qualquer fim de direito, ficando eleito o foro do estado do Rio de Janeiro Comarca da Capital, por mais privilegiado que outro seja, para dirimir qualquer incidente alusivo à arrematação

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    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.

    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão. O pagamento e a retirada da compra deve ocorrer impreterivelmente dentro do prazo estipulado, disposto no e-mail de cobrança que será encaminhado após o último dia do leilão em questão. Arrematantes residentes fora do estado do RJ, devem realizar alinhamentos formalizados via e-mail diretamente com a referida organização. Não aceitamos cartões.

  • FRETE E ENVIO

    informações sobre custos de envio, somente serão fornecidas se solicitadas.

    Gentileza verificar "Informações Importantes" (dispostas abaixo do banner do catálogo e no e-mail de cobrança encaminhado após o último dia do leilão em questão), onde constam as demais informações acerca do fluxo de remessas.